Política de Privacidade

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS  

1. Objetivos e informações gerais

Identificação do Agente de Tratamento
Pactum Consultoria Empresarial Ltda.
CNPJ: 97.004.964/0001-40

Encarregada pelo Tratamento de Dados
Débora de Cassia Cardoso da Rosa
dpo@pactum.com.br

Data da publicação da versão
25 de abril de 2022

Com o intuito de assegurar a integridade e segurança dos dados pessoais de seus usuários, a Pactum elaborou a presente Política de Privacidade e Proteção de Dados. Nela você vai encontrar, de forma transparente, como a Pactum efetua o tratamento dos seus dados sempre em respeito à sua privacidade e ao atendimento das disposições legais aplicáveis, em especial as da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e do Marco Civil da Internet (MCI).

A presente Política poderá e será constantemente atualizada, em cumprimento à legislação vigente, por isso recomenda-se a sua leitura periódica como forma de se manter a par das práticas direcionadas ao tratamento de seus dados pessoais.

Dessa forma, entendemos que você, ao interagir com o nosso site, tenha lido a presente Política e, portanto, está ciente das suas disposições.

2. Tratamento de dados pessoais

  • Dados de candidatos a vagas de emprego

Armazenamos, classificamos e utilizamos dados cadastrais fornecidos pelo titular por preenchimento de formulário e upload do arquivo de seu currículo no site, dentre os quais se destacam:

a) Dados pessoais de identificação (nome, data de nascimento, sexo, área de atuação, etc.);
b) Dados de contato (telefone, e-mail);
c) Endereço de residência (logradouro, número, bairro, CEP, cidade, estado);
d) Formação acadêmica e profissional:
e) Histórico de experiência profissional;
f) Foto; e
g) Outras informações que o candidato incluir no documento ou formulário.


O tratamento desses dados permanecerá conosco pelo tempo em estiver cumprindo com a finalidade para a qual foram coletados e enquanto houver base legal que justifique seu tratamento.

Eventualmente, podemos acessar dados disponibilizados pelo titular em redes sociais (ex. LikedIn) a fim de direcionar o candidato à vaga de emprego mais adequada.

Os dados também podem ser transferidos para ou compartilhados com operadores por razões operacionais (ex. empresas de hospedagem em nuvem, etc.).

  • Dados de navegação

Durante o período que você estiver navegando no ambiente do nosso site, nós vamos coletar alguns dados de conexão exigidos por lei (IP, localização, data e horário de acesso), em especial aqueles elencados no Marco Civil da Internet.

Estes dados serão coletados em segundo plano, assim como ocorrerá com a coleta de dados de navegação e interação com o conteúdo da página.
Isso ocorre, por exemplo, por meio de tecnologias de coleta indireta, mais conhecidas como cookies, que registram informações sobre como é sua interação com esse ambiente digital.

  • Dados de formulário

Em nosso site há um espaço para preenchimento de formulário de contato no qual constam campos que são preenchidos espontaneamente pelo próprio titular (e-mail, nome, telefone, área, estado e mensagem). Além disso, o usuário pode optar ou não em receber o contato de algum de nossos consultores.

Esses dados são coletados com a finalidade de responder dúvidas, solicitações, etc. e manter contato direto com o interessado.
No site há também a possibilidade do usuário se inscrever, espontaneamente mediante submissão de nome e e-mail, para receber os informativos da nossa Newsletter. A cada e-mail enviado, nós disponibilizaremos opção para descadastramento e você poderá optar por não receber mais nossos e-mails.

3. Cookies

Os cookies são ferramentas tecnológicas utilizadas para captação de informações de navegação com o intuito de melhorar a experiência do usuário na internet.

Existem alguns tipos de cookies:

Essenciais: são aqueles que viabilizam as funcionalidades do site e sem eles a interação do usuário ficará prejudicada.

De terceiros: são aqueles utilizados por empresas terceirizadas que fazem uso da informação captada como meio identificar o perfil do usuário e direcionar conteúdo relevante, com base na análise dos dados de navegação.

De sessão: são aqueles que são ativados apenas enquanto a sessão do usuário no site estiver ativa. Após a finalização da navegação, os dados são eliminados automaticamente.

Nós utilizamos cookies como forma de proporcionar ao usuário um ambiente mais personalizado e seguro e para atender às exigências legais impostas, a exemplo do Marco Civil da Internet. Eles capturam:

a) IP;
b) Localização;
c) E-mail;
d) Tipo/versão do navegador;
e) Tempo de acesso;
f) Páginas acessadas;
g) Dispositivo;
h) Data de acesso;
i) Cliques.

Você poderá alterar essas configurações a qualquer momento a partir das preferências do navegador de internet.

4. Direitos do titular

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) assegura aos titulares de dados os seguintes direitos:

a) Confirmação da existência de tratamento;
b) Acesso aos dados;
c) Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
d) Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
e) Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, observados os segredos comercial e industrial;
f) Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular;
g) Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
h) Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
i) Revogação do consentimento;

As demandas de titulares de dados e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) podem ser encaminhadas para nossa Encarregada de Proteção de Dados (DPO), cujas informações estão disponíveis no início desse documento.

5. Uso e armazenamento dos dados

Nós, em nenhuma hipótese, comercializamos ou publicamos dados de nossos usuários. Os tratamentos de dados pessoais que realizamos estão rigorosamente de acordo com as finalidades para as quais são coletados.

Os dados coletados são armazenados em servidor próprio no Brasil, eventualmente em servidores em “nuvem”, inclusive localizados no exterior, como os da Microsoft, e, eventualmente, em arquivos físicos com acesso controlado.

6. Compartilhamento dos dados

Conforme o caso, podemos compartilhar dados pessoais com:

a) Empresas contratadas para garantir o funcionamento do site;
b) Ferramentas contratadas para nos comunicarmos com você (ex. RD Station);
c) Órgãos governamentais e autoridades administrativas;
d) Quaisquer terceiros, mediante ordem judicial ou de autoridade administrativa competente.
e) Operadores que atuem em nome da Pactum (escritórios de contabilidade, escritórios de advocacia, empresas de recrutamento e seleção, empresas de consultoria ou auditoria, etc.).

7. Segurança dos dados

Todos os dados pessoais tratados são guardados em segurança, tanto em formato físico quanto digital.
Os dados pessoais em formato físico ficam guardados em espaços de acesso controlado e restrito a pessoal autorizado.
Os dados pessoais em formato digital ficam guardados em servidores próprios ou em nuvens virtuais, que atendem a padrões adequados de segurança da informação contra acesso indevido, destruição acidental ou ilícita e ataques em geral. Para assegurar a integridade e a disponibilidade dos dados, são guardados backups em locais seguros.

Nos esforçamos ao máximo para proteger todos os dados que estão sob nosso controle, mas todos sabemos que não existe 100% de segurança. Assim, em caso de incidente que possa causar risco ou dano relevante, vamos te comunicar assim que possível, informando a natureza dos dados afetados, informações sobre os titulares envolvidos, as medidas técnicas e de segurança adotadas para a proteção dos dados, os riscos relacionados ao incidente e as medidas que foram ou serão adotadas para minimizar o risco.

8. Eliminação dos dados

Nós mantemos os dados pessoais apenas pelo tempo necessário para cumprir a finalidade para as quais foram coletados. Cessada a finalidade, os dados serão eliminados, a menos que haja fundamento para armazená-los para fins legítimos, assim definidos em lei, para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como para exercer ou resguardar nossos direitos.

Os dados pessoais são eliminados de acordo com os padrões de segurança adequados ao caso.

Quanto aos dados no formato digital, empenhamos todos os esforços razoáveis para que sejam eliminados não apenas da nossa base principal, mas também das cópias de segurança.

Além disso, você poderá requerer, a qualquer momento, a eliminação de seus dados cadastrais por meio do contato da Encarregada, que irá analisar caso a caso e responder justificadamente à solicitação.

9. Atualizações

A presente Política de Privacidade e Proteção de Dados foi atualizada em 25 de abril de 2022.

Quando houver modificações futuras que impactem diretamente nas diretrizes aqui estabelecidas, nós vamos despender de todos os esforços necessários para informar os titulares e interessados da forma mais transparente e ostensiva possível.

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