Pactum

Um freio na guerra fiscal

11 de agosto de 2017

O ICMS permeia por anos a Guerra Fiscal entre os Estados, com as secretarias estaduais usufruindo da autonomia e legitimidade que possuem para legislar sobre o referido tributo, concedendo regimes especiais que ora atraem investimentos para os Estados e ora buscam uma arrecadação mais célere e garantida.

O Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ foi palco de tentativas frustradas de ajustes entre os Estados sobre incentivos fiscais. A política governamental engessada e fundamentos legais antiquados, transformou o que era para ser benéfico e incentivador em um verdadeiro “pandemônio”. Após anos de uma guerra acirrada, o PLP nº 130/2014 convertido na Lei Complementar n. 160 na terça-feira (08.08.2017), veio fazer esse papel, ajustando as concessões passadas, e assegurando novas concessões.

Os quatro maiores impactos da lei que convalidam e garantem segurança jurídica às empresas que já investiram, são: prazos para vigência e prorrogação dos benefícios, por segmentos: Indústrias 15 anos e Importadoras 08 anos; anuência de 2/3 dos Estados para novas concessões; afasta eventuais autuações para glosas de créditos oriundos de benefícios fiscais; e possibilidade de afastar a incidência da CSSL e IRPJ sobre créditos lançados como incentivo fiscal estadual, tendo como ponto forte a anuência para que os Estados deliberarem sobre a reinstituição de incentivos e benefícios fiscais Estaduais.

Caberá aos Estados a publicação nos respectivos diários oficiais, tornando público o incentivo ou benefício que estará sendo concedido, e a publicação dos atos concessórios no Portal Nacional da Transparência Tributária.

A Lei Complementar evita a perda de bilhões em investimentos realizados pelas empresas que aderiram a benefícios inconstitucionais, uma vez que o STF – Supremo Tribunal Federal continua a julgar as ADIns – Ações Diretas de Inconstitucionalidade, o que poderia revogar incentivos concedidos pelos Estados à revelia do CONFAZ.
 

Nota veiculada no blog do jornalista Affonso Ritter em 10/08/2017.
http://www.affonsoritter.com.br/Controle?Comando=VisualizarNoticia&ID=82367

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

Drupal SEO