Pactum

Saúde e Segurança são fatores de competitividade

15 de janeiro de 2014

As notícias que envolvem acidentes de trabalho estão cada vez mais ocupando espaço no noticiário da televisão e nas manchetes dos jornais, o que nos faz pensar no porque disto estar ocorrendo. Será porque os casos realmente estão aumentando ou estamos mais atentos aos fatos?

 
Os dados estatísticos demonstram que, apesar de os números de acidentes aumentarem ano a ano, se levarmos em conta o crescimento do número de postos de trabalho, verificamos que proporcionalmente o volume de acidentes vem apresentando uma redução. Logo, é de se acreditar que as empresas estejam fazendo a sua parte.

 
Por sua vez, o Poder Público vem estimulando a criação de grupos de trabalho com a participação de empregados e empregadores para estudar a fundo esta questão, olhando para os erros do passado e propondo melhorias para o futuro. Novas alterações legislativas podem acontecer, portanto, o que deve significar ainda maior rigor nas fiscalizações e autuações.

 
Entre as recomendações indicadas, além da observância à legislação, a orientação e treinamento dos empregados, fiscalização do uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo, preservação dos documentos e histórico dos empregados, acompanhamento dos afastamentos e alta dos mesmos pelo INSS, são fundamentais.

 
Já faz algum tempo que as empresas estão atentas a essas normas, redobrando os  cuidados em relação ao ambiente de trabalho, e dessa forma evitando as consequências danosas tanto financeiras como em relação à sua própria imagem perante o mercado.

 
Conhecer a fundo a legislação ou valer-se de profissionais especializados de modo a possibilitar a sua correta aplicação e, consequentemente, habilitar a empresa ao aproveitamento pleno e seguro de todos os benefícios disponíveis, além de prevenir autuações e penalidades ou, mais grave ainda, eventuais indenizações ou absenteísmo, assume, portanto, importância estratégica para a competitividade e sustentabilidade de qualquer empresa, independentemente do segmento em que atue.
 
Sandra Rodrigues Dresch

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

Drupal SEO