Pactum

(R) Evoluções

10 de julho de 2017

Os olhares da nação permanecem voltados para Brasília, fixos e atentos ao desenrolar do mais recente episódio em nosso calvário político. Também a comunidade internacional está observando o funcionamento, o alinhamento e a eficácia da democracia brasileira. Uma denúncia contra o presidente da República é fato com lugar assegurado em nossa história.

Curioso que esteja acontecendo no mês de julho, e tão perto do dia 4, data da declaração de independência dos Estados Unidos. E considerando que o desfecho do caso pode se prolongar por mais algumas semanas, já estaremos em agosto, quando, no dia 26, a humanidade celebra a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, ocorrida na França.

Séculos já se passaram, mas tais eventos históricos permanecem atuais, em sua essência, por tratarem de questões atemporais como a emancipação dos indivíduos e a evolução da sociedade para um regime republicano de liberdades que privilegiem a ascensão social e o talento de cada um. Uma sociedade meritocrática.

Para que tal transformação pudesse nascer, foi preciso que o povo americano e também o francês se revoltassem contra as injustiças percebidas e exigissem um novo futuro para si.

No caso europeu, transcorria uma crise fiscal brutal e o povo francês estava cada vez mais irritado com a incompetência do rei e com a decadência da aristocracia do país. Já no caso americano, então colônia inglesa, a irresignação também continha o elemento do excesso de tributação.

No nosso Brasil atual, há tributos demais e serviços públicos de menos. Somos quase reféns de nossos governantes, pois a competitividade de nossos bens e serviços depende demasiadamente de influência governamental.

Somos uma nação pacífica e ordeira, e há muito já se passou o tempo de iniciativas revolucionárias. O único caminho é o do Estado de Direito, e nossa evolução deve ser conquistada através da política, e precisamos evoluir agora.

 

Artigo publicado no jornal Zero Hora em 07/07/2017
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2017/07/vinicius-ochoa-piazzeta-r-ev...

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

Drupal SEO