Pactum

Programa FINEP Startups: por que submeter projetos com consultoria especializada?

11 de julho de 2017

Em novo Edital aberto recentemente, a Finep disponibilizará até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para cada Startup que tiver o projeto aprovado, sendo a primeira condição o enquadramento nas atividades referidas no Edital.

Mesmo Startups que possuem o perfil desejado pela Finep, ainda podem enfrentar dificuldades para acessar os recursos disponibilizados pelo programa. Isto porque, a escolha de empresas para o apoio financeiro no âmbito desta chamada pública será feita em duas rodadas, ou ciclos de seleção.

Serão habilitadas a participar da segunda etapa apenas empresas com melhor classificação. É bastante comum que os projetos apresentados não se enquadrem nas diretrizes do órgão ou do edital específico para o qual estão sendo submetidos. Em razão disso, sua Startups pode acabar preterida em detrimento de outras, não por aspectos relacionados ao produto ou mercado mas simplesmente porque tais projetos vencedores foram apresentados de modo mais acabado e bem estruturado. Alinhar o business plan e o pitch à expectativa do Edital e da Finep é, portanto, essencial.

Além disso, a aprovação do projeto não garante a liberação do recurso. A empresa ainda deve comprovar regularidade fiscal e apresentar diversos documentos jurídicos para ir para a próxima etapa do programa.

Outra característica do Edital é que Startups com cartas de compromisso concedidas por investidores anjo, terão maiores chances de obter aprovação.

Demais pontos de atenção, que muitas vezes são observados com mais tranquilidade através de uma assessoria especializada, são a negociação das garantias envolvidas na operação e a estruturação do plano de negócios com as projeções pretendidas e as comprovações dos recursos utilizados.

Contratar uma assessoria para estruturar o projeto de captação de recursos pode fazer a diferença entre sua aprovação ou reprovação.

Sendo assim, empresas com viés inovador devem focar no seu negócio e delegar o projeto de captação para consultorias especializadas que contam com equipes multidisciplinares para aprovação e liberação mais rápida e segura dos recursos.
 

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

e-Pactum    

Twitter RSS

A Pactum conta com mais um canal de comunicação. O e-Pactum. Blog que permite interação ainda maior entre nossos colaboradores, clientes e visitantes do site. Participe, deixe seu comentário. Contribua, participe desta seleta comunidade.

Drupal SEO