Pactum

Os cansados ombros de Atlas

20 de janeiro de 2017

Por tentar tomar para si o poder dos deuses do Olimpo, o titã Atlas recebeu o castigo de suportar em seus ombros o peso dos céus por toda a eternidade.

A escritora Ayn Rand serviu-se dessa rica história mitológica em seu clássico romance A revolta de Atlas, ficção em que a autora professa a defesa da razão, do individualismo e do capitalismo, apontando ainda para algumas falhas da coerção governamental dos Estados Unidos em um futuro distópico.

Na referida obra, políticos tentam impor cada vez mais controle sobre a sociedade por meio de medidas populistas e, conforme a interferência estatal vai aumentando, industriais, artistas, cientistas e empresários começam a se rebelar e desaparecer sem deixar pistas, largando trabalhos e negócios para trás.

Bastante similar é o sentimento dos contribuintes brasileiros, historicamente tributados em parcela expressiva da riqueza econômica que produzem, sem a correspondente contraprestação estatal.

A tributação que o Brasil impõe aos geradores de riqueza é de tal porte que, praticamente, todos têm alguma pendência junto aos fiscos federal, estadual ou municipal. Essa impossibilidade é reconhecida e perpetuada pela criação recorrente de “programas especiais de parcelamento”.

Anteriormente chamados genericamente de Refis, e agora rebatizado como Programa de Regularização Tributária, os efeitos produzidos são paliativos, de sorte que após cada nova adesão recomeça o ciclo vicioso para os empresários, pessoas físicas e o próprio governo.

Não suportamos mais o peso de um país corrupto e ineficiente. Devemos avançar com firmeza na extinção da burocracia e da tributação federal, especialmente distorcida. Somente com o reconhecimento do valor do trabalho e da produtividade é que retomaremos o progresso individual e da sociedade.

 

Vinicius Ochoa Piazzeta

Artigo publicado no Jornal Zero Hora, em 20/01/2017

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

Drupal SEO