Pactum

Meta é otimizar etapas operacionais

31 de março de 2014

O empresário Ricardo Grassmann está à frente da Way2, empresa com sede em Florianópolis (SC), líder no segmento de software e serviços para telemedição e gestão de dados de medição de energia, e conhecida por sua criatividade e pioneirismo. A organização se orgulha em oferecer soluções pioneiras para os novos desafios do setor, serviços especializados e consultorias. Confira sua visão sobre o momento atual do setor:

 
Que leitura a Way2 faz do atual cenário relativo à geração, à transmissão e à comercialização de energia elétrica do país?
O setor elétrico está passando por um momento de transição importante. Desde os primeiros passos para a nova regulamentação do setor, este vem evoluindo institucionalmente, conduzindo ajustes importantes como o marco de 2004 e uma série de pequenas alterações regulatórias. Entretanto, a atitude precipitada da Medida Provisória nº 579/2012, editada em 11 de setembro de 2012 e depois convertida na Lei nº 12.783/2013012, objetivando uma redução forçada da tarifa de eletricidade para os consumidores desestabilizou todos os segmentos do setor. Ela antecipou o vencimento de concessões de geração e transmissão de eletricidade. Contando com adesão total das usinas à medida MP nº 579, o governo cancelou o Leilão A-1 de 2012, que comercializaria a energia de contratos vincendos em 2012. Os leilões são a única forma das distribuidoras comprarem energia, e como a adesão à MP n° 579 não foi integral, não houve energia para todas no processo e as distribuidoras tiveram que comprar no mercado de curto prazo a preços muito elevados. O problema é que de acordo com o modelo regulatório, a distribuidora paga caro pela energia hoje e só repassa esse valor em 12 parcelas futuras.

 
Que medidas podem ser adotadas pelos agentes do setor de energia com vistas à superação dos principais desafios do momento?
Os agentes do setor já estão fazendo a lição de casa. Estão reformatando seus modelos de negócio buscando reduzir os custos operacionais e melhorar a qualidade de seus investimentos através de inteligência. Um movimento ainda suave de consolidação do setor está aparecendo como forma de atingir esses objetivos e devemos no futuro próximo perceber uma concentração das concessões em grandes grupos financeiros.

 
Conhecida pela criatividade e pioneirismo em soluções para o setor de energia, como a sua empresa está se posicionando para colher as oportunidades que se avizinham?
O posicionamento da Way2 no setor sempre foi singular ofertando soluções voltadas à otimização de processos operacionais e de atendimento regulatório. Nós estudamos constantemente a legislação e suas alterações procurando facilitar a adequação dos agentes às alterações regulatórias e minimizando seus impactos e riscos.  De certa forma os desafios do setor surgiram como oportunidade para a Way2, pois os dois pilares de posicionamento citados são fundamentais para o plano de recuperação dos agentes. Estamos sendo muito demandados pelo setor que hoje nos vê como
o melhor parceiro nesta batalha de sobrevivência.

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

e-Pactum    

Twitter RSS

A Pactum conta com mais um canal de comunicação. O e-Pactum. Blog que permite interação ainda maior entre nossos colaboradores, clientes e visitantes do site. Participe, deixe seu comentário. Contribua, participe desta seleta comunidade.

Drupal SEO