Pactum

Timken cresce 15% ao ano

19 de junho de 2015

Para Wagner Benson, diretor executivo da Timken do Brasil, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para o gerenciamento do atrito e transmissão de potência, há uma razão especial para o sucesso de sua empresa, apesar da crise que afeta a economia brasileira em 2015: A inovação faz parte do DNA da organização juntamente com o conhecimento e a tecnologia. Nesta entrevista para o DataPactum, o empresário revela o que levou a empresa a um crescimento de 15% nos negócios em 2014.

1. Como manter-se na liderança no segmento diante do cenário de instabilidade econômica? 
Apesar de um mercado mais mais retraído, a Timken definiu uma estratégia de crescimento e os resultados positivos surgiram em decorrência disso. A Timken vem crescendo ano após ano, não só aqui no Brasil, mas também globalmente. Nos últimos anos, a empresa vem investindo fortemente aqui no Brasil em novos sistemas e também na ampliação da estrutura de vendas, atendimento ao cliente e engenharia de serviços, entre outras áreas, para oferecer um melhor atendimento ao distribuidor e usuários da área de manutenção. No Brasil, a Timken cresceu 15% no setor industrial. 

2. De que forma é possível capturar oportunidades estratégicas em meio à crise?
Estamos sempre em busca de oportunidades para crescimento, olhando sempre onde há perspectiva de crescimento em meio a uma crescente crise econômica. Para 2015, planejamos continuar com a mesma estratégia de crescimento, para isso a empresa pretende participar de feiras do setor como a Exposibram, e continuar com programas consolidados de treinamento e capacitação técnica de nossos distribuidores e clientes, além de nossa ampliação de cobertura regional de nossa equipe de engenharia de vendas para estar onde o cliente está. Nosso foco é no usuário final de nossos produtos e a introdução de novas tecnologias e produtos. 

3. Como atingir a melhor eficiência fiscal da operação?
Para atingir uma melhor eficiência fiscal da operação contamos com pessoas altamente qualificadas que estão constantemente em processo de atualização profissional. Ainda contamos com o serviço de consultoria especializada que nos oferece suporte para atingirmos um melhor resultado. 

4. Quais são os desafios atuais para as unidades do Brasil? Qual é a relevância da unidade brasileira para os negócios da empresa?
A América Latina representa 8% do negócio da Timken no mundo e o Brasil é um dos países mais importantes da região. Os desafios atuais são alinhar os custos crescentes com as metas de crescimento e rentabilidade da empresa. 

5. De que forma a inovação está presente no cotidiano da Timken?
A inovação faz parte do DNA da Timken. O grande diferencial da empresa está no seu conhecimento, inovação e tecnologia. Tecnologia que, por exemplo, é aplicada na Nasa, do qual a Timken é fornecedora e que recentemente, fez parte de mais uma etapa da história da ciência: concebeu junto com a agência espacial americana um design de rolamento para o robô que pousou em Marte. Esses produtos foram concebidos para suportar condições adversas em relação à pressão atmosférica, temperatura, bactérias e outros contaminantes que estavam presentes na viagem da Terra para Marte. 

6. Quais são os programas de treinamento? De que maneira investe em seu capital humano?
A Timken investe em sua equipe para melhor atender clientes de todos os segmentos. Um dos nossos diferenciais está no nosso time técnico composto por engenheiros de vendas e serviços que são submetidos a um Programa de Treinamento com duração de seis meses em nossa matriz nos Estados Unidos, nesse programa, nossos engenheiros recebem informações valiosas sobre design, tribologia e aplicação de rolamentos e produtos relacionados para o gerenciamento do atrito. Outro fator importante que posso apontar é a nossa disponibilidade de estoque de produtos localmente elogiada por todos os nossos clientes e o nosso foco no atendimento ao usuário final, ajudando e apoiando nossos clientes na busca de soluções para atender a demanda por tecnologia e suporte técnico de campo. 

7. A Timken atua de alguma forma no campo da responsabilidade social?
A Timken mantém um convênio com a Asam, entidade de apoio ao Jovem Aprendiz, e por meio dessa parceria vem apoiando e treinando jovens aprendizes para o mecado de trabalho. Além disso, já participamos em atividades de outras entidades ligadas à Educação como United Way e Jr. Achivement, no qual o nosso time dedicou tempo e recursos ao apoio de causas sociais voltadas à Educação e Empreendedorismo. 

8. Há novos projetos voltados para a sustentabilidade, como economia de água e luz?
Nossos rolamentos são produzidos através de sucata de aço e também mantemos aqui no Brasil duas operações para reparo e remanufatura de mancais ferroviários, ou seja, substituímos peças desgastadas ou danificadas e colocamos o mancal em uso novamente por muitos outros anos para operação confiável. Esse programa confere uma economia significativa de custos em relação à compra de mancais novos. Todo o programa de remanufatura de mancais ferroviários tem certificação de Qualidade promovida pela AAR e é ambientalmente correto já que reutiliza um produto que seria descartado. Também na área ferroviária, temos o Novo retentor Eco Turn ™, que consiste em uma vedação com tecnologia inovadora que elimina quase todo o torque resistivo do próprio retentor e, por consequência, reduz o torque resistivo no mancal, resultando em um menor consumo de combustível e consequente redução no volume de emissões de gases poluentes. Além disso, temos os rolamentos Timken P900, no qual utilizamos o conceito de densidade de potência, aumentando o coeficiente de capacidade versus peso do rolamento para fornecer aos clientes uma solução mais leve e mais eficiente quanto à economia de combustível para projetos de eixos industriais e automotivos. Na maioria das aplicações de alta carga, o desempenho dos rolamentos P900 é 50% melhor que dos rolamentos tradicionais, melhorando o desempenho e a eficiência dos equipamentos de maneira rentável.

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