Pactum

Eletrônicos com carga de até 70% de imposto

13 de outubro de 2014

Percentual de crianças (10 a14anos) com celular subiu 20 ponto sem 5anos

A moda dos tablets, smartphones e eletrônicos como presente para o Dia das Crianças carrega alta carga de impostos que impactam sobre o preço final dos produtos. Estes presentes – assim como muitos brinquedos importados — estão na lista de preferência para este domingo. Levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE indicou que 58,7% de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos da região Sul têm celular, índice que cresceu 20 pontos percentuais em cinco anos.

O diretor da Pactum Consultoria Empresarial, Vinicius Piazzeta, explica que os tributos embutidos nesses produtos podem alcançar 70%. “O presente da criançada pode ficar prejudicado tanto pela alta carga de impostos incidente nos eletrônicos quanto pela oscilação do dólar diante das pesquisas eleitorais. Estamos presenteando, na verdade, o governo com mais impostos”, destacou.

Os cuidados que os pais devem tomar ao comprar o presente foram destacados ontem pelo Procon Porto Alegre. A primeira coisa a ser observada é se o produto não é pirata e se vem acompanhado da nota fiscal de compra e cupom de garantia, que, no caso de produtos duráveis, é de 90 dias. A falta da nota inviabiliza a troca, e os produtos piratas não têm o selo do Inmetro, órgão responsável pela fiscalização da qualidade dos brinquedos. Outro aspecto importante é observar se a faixa etária está impressa na embalagem. Os brinquedos importados precisam atender às mesmas exigências que os nacionais. O titular da Smic, Humberto Goulart, alerta que brinquedos sem a certificação podem se desmontar, e as peças serem engolidas ou aspiradas pelas crianças, além do risco de a tinta conter substâncias tóxicas.

Fonte: Correio do Povo 12.10.2014

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

Drupal SEO