Pactum

E se...

19 de setembro de 2014

O que aconteceria se, de repente, não mais do que de repente, um candidato ousasse ir além de prometer “não aumentar impostos”? O que aconteceria, digamos, se nosso presidenciável ficcional se comprometesse a reduzir a Cofins em 0,6%?

Escrevo pensando nos candidatos à Presidência da República, claro, na medida em que a União concentra aproximadamente 70% da arrecadação, e nosso regime é presidencialista. Além disso, aqui no nosso país o Poder Executivo é o quem mais legisla na área tributária, por meio da edição de medidas “provisórias” (aspas intencionais para levar à reflexão).

Quebras de paradigma desse tipo costumam ser difíceis e doloridas, os empresários bem o sabem, mas a coragem de empreender contra os modelos estabelecidos costuma valer a pena e pagar altos dividendos.

Os principais dilemas em processos de mudança de paradigmas costumam ser: conseguir quebrar o paradigma e, especialmente, conseguir viver no novo ambiente criado pela quebra.

O modelo estabelecido dita que “não aumentar impostos” seria o máximo a se esperar de um novo governante. Mas será que é assim?

Tal qual a alegoria da caverna de Platão, não estaríamos acorrentados de costas para a entrada e dando significado ao mundo a partir de sombras projetadas na parede?

Há reflexão crítica sobre uma realidade alternativa?

Em termos econômicos – importante viés de análise –, nosso candidato propõe renúncia fiscal dentro dos parâmetros já prat icados pelo atual governo (em suas desonerações verticais teleguiadas). Seria, todavia, potencialmente mais justa e igualitária, por surtir efeitos em toda a economia do país.

É de debates sobre propostas como essa que gostaríamos de participar. Contudo, a mudança necessária é ainda bem mais profunda, na medida em que a candidata à reeleição se quer apresentou programa de governo.

Zero Hora 19/09/2014

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

e-Pactum    

Twitter RSS

A Pactum conta com mais um canal de comunicação. O e-Pactum. Blog que permite interação ainda maior entre nossos colaboradores, clientes e visitantes do site. Participe, deixe seu comentário. Contribua, participe desta seleta comunidade.

Drupal SEO