Pactum

Diferente dos impressos, livros digitais são altamente taxados

31 de outubro de 2014

Crescente acesso a meios digitais no País contabilizou venda de 2,5 milhões de e-books apenas em 2013

Com o início da 60ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, marcado para a próxima sexta-feira, dia 31, a Pactum Consultoria Empresarial reacende o debate sobre os incentivos ao acesso à educação no Brasil. Isso porque livros, jornais e papéis destinados à sua impressão, não deveriam ser tributados no país desde a Constituição de 1967. Entretanto, os livros eletrônicos, que atualmente exercem igual importância na formação intelectual e ainda fomentam o domínio tecnológico, são altamente taxados. O crescente acesso a meios digitais no país contabilizou a venda de 2,5 milhões de e-books apenas em 2013. Há a expectativa ainda que, em 2015, de 6% a 8% dos livros de interesse geral devem ser comercializados em formato digital, já que são cada vez mais utilizados como alternativa por escolas e universidades.

Maria Paula Weidlich, especialista da Pactum, explica que a imunidade de impostos de publicações digitais vem sendo discutida há muito tempo e um julgamento está pendente no Supremo Tribunal Federal. “Com certeza a discussão da corte será em torno de dois pontos: o restritivo, que contempla com tal benefício apenas os meios de comunicação veiculados em papel, e outro mais abrangente, que tem por escopo incentivar o livre acesso à cultura, independente do meio físico ou imaterial”, diz a especialista.
 

Fonte: Consumidor RS 31/10/2014

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

e-Pactum    

Twitter RSS

A Pactum conta com mais um canal de comunicação. O e-Pactum. Blog que permite interação ainda maior entre nossos colaboradores, clientes e visitantes do site. Participe, deixe seu comentário. Contribua, participe desta seleta comunidade.

Drupal SEO