Pactum

Cases

29 de setembro de 2015

GESTÃO DE DIREITOS E A GOVERNANÇA TRIBUTÁRIA
O CENÁRIO

A governança tributária pode ser definida como um sistema no qual as empresas perseguem a adoção das melhores práticas em todos os processos que afetam as operações do modelo de negócio, tributário, trabalhista, e outros. No âmbito das melhores práticas jurídicas, é um instrumento que permite a antecipação a eventuais fiscalizações e autuações do fisco, auxiliando na redução de contenciosos e contingências evitáveis e preservação do lucro disponível. Mas, para obter sucesso, necessita de convergência e atualização sobre as legislações e normas tributárias, especialidades da Pactum Consultoria Empresarial, que, além de customizar as melhores práticas, atua em conjunto com o cliente para criar soluções alinhadas à sua cultura, missão e aos seus valores.
 
O PROCESSO
A governança tributária é parte indispensável da corporativa, sendo utilizada por companhias que se valem de práticas de gestão modernas e eficazes de perseguir maior competitividade. É o caso de uma das maiores empresas de geração de energia elétrica do país, atendida pela Pactum desde 2006. Com a criação de um comitê de gestão tributária na companhia foi possível alinhar e priorizar aspectos tributários de caráter estratégico. A partir daí, a Pactum passou a assessorar também a governança corporativa, aprofundando sua colaboração acerca dos modelos de negócios, das formas de contratação e do fornecimento de energia elétrica, identificando riscos e oportunidades, colaborando assim de forma contínua à maior eficiência na gestão.
 
O RESULTADO
Por decorrência e como benefício direto da instituição do sistema de governança e compliance legal, a companhia vivenciou uma  transformação cultural e técnica no trato das questões fiscais e tributáveis em especial, o que levou a um incremento substantivo da parcela de resultados disponíveis aos acionistas em cada exercício.  
 
 
COOPERANDO COM O CRESCIMENTO SÓLIDO
O CENÁRIO
Mundialmente, o café é um dos produtos mais associados ao Brasil, que é exportador do grão desde o século 18. É o triângulo mineiro que concentra inúmeros empresários da cafeicultura. A Pactum está presente neste polo produtor desde 1991. Desde 2003, somos parceiros da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Coocacer, e essa relação ganhou força devido ao crescimento expressivo do faturamento. Isso fez com que a cooperativa se defrontasse com uma dúvida bastante comum a qualquer empresa: como crescer com sustentabilidade?
 
O PROCESSO
Após um ano intenso de trabalho, a Pactum mapeou a apuração dos principais tributos incidentes na operação da cooperativa, dedicando-se ao conceito de “ato cooperado” e colaborando para a expansão desejada. Com base no trabalho, os gestores planejaram  estrategicamente a atuação, evitando perdas fiscais, alcançando um patamar de eficiência na gestão. 
 
O RESULTADO
Uma gestão moderna com maior eficiência tributária, contribuindo para o crescimento sólido e perene da cooperativa. Atualmente, a parceria é tão consistente quanto a imagem do café da região do cerrado mineiro no mundo. Com um planejamento bem-feito, uma gestão exemplar e, ainda, com o produto ganhando cada vez mais o status gourmet, a Coocacer vislumbra um destino de mais crescimento para satisfação de seus associados.
 
Conheça outros  cases da Pactum aqui.

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

e-Pactum    

Twitter RSS

A Pactum conta com mais um canal de comunicação. O e-Pactum. Blog que permite interação ainda maior entre nossos colaboradores, clientes e visitantes do site. Participe, deixe seu comentário. Contribua, participe desta seleta comunidade.

Drupal SEO