Pactum

Cases

19 de junho de 2015

 

 1) A CRISE COMO OPORTUNIDADE
 
O CENÁRIO:
Recentemente, a Interact Soluções de Espaço, que atua no mercado brasileiro de divisórias desde julho de 2000, teve seu controle adquirido pela Mangini, empresa italiana líder na produção de divisórias para escritórios, residências e órgãos públicos. A Interact passava por um momento natural dentro da trajetória empresarial. Seus fundadores aproximavam-se dos 70 anos de idade e não possuíam sucessores para o negócio. Por isso, foram, aos poucos, amadurecendo a ideia de vendê-la para uma companhia maior.
 
O PROCESSO:
Acompanhamos todo o processo de perto, realizou o dossiê da empresa, a questão da valoração, buscou alternativas para a negociação e percorreu as diversas regiões brasileiras e parte da Europa até encontrar o comprador final na Itália. Em meio à instabilidade econômica,o preço relativo das coisas muda e, por isso, a desvalorização cambial também pode ser benéfica. As empresas em geral têm certo receio em investir em momentos como esse, mas quem o fizer certamente terá uma posição diferenciada no mercado em um futuro próximo.
 
O RESULTADO:
A Interact é uma das quatro maiores empresas do ramo, com faturamento anual próximo de R$ 20 milhões, e está prestes a ocupar a vice-liderança. Isso porque ampliou a competitividade e é agora a única multinacional atuando na área. Durante o processo a Pactum estava representando a Interact, mas ao término da negociação aconteceu algo inédito: a Consultoria foi convidada para continuar assessorando a empresa depois da compra. Certamente uma parceria que está só começando.
 
 
2) RECONCEITUANDO OPERAÇÕES E AMPLIANDO COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
 
O CENÁRIO:
A Pactum contribuiu para mudar a realidade de uma multinacional que vende serviços, reconceituando toda a sua operação.
 
O PROCESSO:
Cliente desde 1983 , a multinacional de origem europeia vinha crescendo de forma consistente nos mercados brasileiro e latino-americano. Porém, podia prosperar muito mais. A gestão eficiente de seus processos foi um fator determinante para a empresa se tornar mais competitiva e expandir no mercado. Ao perceber que os serviços prestados pela marca continham particularidades que poderiam permitir outro enquadramento que não atividade industrial ou de circulação de mercadorias, mas que desde sempre foram taxados como tal, alertamos o cliente sobre a possibilidade de se ajustar à incidência de ICMS e IPI.
 
O RESULTADO:
O diagnóstico e a atuação  intensiva e continuada da Pactum tiveram um impacto positivo nos negócios da multinacional. Segundo a gerência fiscal da empresa, o benefício da redução dos custos tributários foi repassado para os produtos, tornando-os mais competitivos. O trabalho realizado chamou a atenção da matriz europeia, que enviou dois executivos para conhecer os ganhos de produtividade que a unidade brasileira havia obtido. “O benefício da redução dos custos tributários foi repassado para os produtos, tornando-os mais competitivos no mercado”.

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

Drupal SEO